JORGE MENEZES Centro de Inteligência Quântica

Meditar é estar no agora

Jorge Menezes

 

Com os exercícios de meditação a seguir,

a ideia é que você aprenda a estar no agora.

Assim conseguirá permanecer em estado

de meditação durante todo o tempo.

 

 

 

Exercício para ampliar o dom da atenção

 

Para transformar algo em seu modo de ser, você deve enxergar uma onda percorrendo o seu corpo, como se seu corpo fosse fluido e se ondulasse com a vibração daquilo em que você quer se transformar, ou daquilo que você quer que aconteça com você. Vamos usar essa estratégia para aumentar sua capacidade de atenção.

Vamos dizer que você queira se tornar mais atento. Então imagine uma onda de capacidade de atenção percorrendo todo o seu corpo. Imediatamente você estabelecerá, em seu corpo, a vibração característica dessa condição. Entretanto, para que o dom da atenção se torne algo permanente em você, é necessário que seu cérebro se acostume. Assim você incorporará a nova forma de ser realmente. Para que isso aconteça, faça com que a onda percorra o seu corpo sempre que quiser, repetindo, assim, esse mesmo exercício várias vezes. Em determinado momento, que pode ser desde a primeira vez que você usar a técnica ou dali a alguns meses, você sentirá que sua atenção já está melhor de forma permanente. De qualquer forma, sempre que achar necessário, repita a técnica.

Estabeleça a nova condição, ou seja, que sua visão está mais ampla, que você está percebendo melhor tudo ao seu redor, que suas leituras são mais produtivas, porque você lê e logo compreende o que lê, só para citar algumas situações que se de desenham, quando estamos mais atentos. Feche os olhos, respire mais fundo e sinta verdadeiramente isso acontecendo em seu corpo.

Faça esse exercício em qualquer lugar. Você pode estar sentado à frente do computador, em seu trabalho, ou viajando dentro do ônibus. O bom é que você não precisa se preparar, criar um ambiente propício, com todas as condições necessárias a uma meditação. O tempo do ser humano já não permite que crie restrições para a busca do crescimento e da evolução.

 

Este exercício faz parte do livro Inteligência Quântica 3: Por um amor sincero

 

Exercício para aumentar a capacidade de percepção

 

Preste atenção ao que acontece a sua volta, onde você estiver. Você perceberá muito mais do que imagina. Fazer isso é muito bom, porque, entre outras coisas, proporciona segurança, lhe protegendo de perigos. Se você perceber, por exemplo, que uma dupla um tanto estranha se dirige a você em uma estrada isolada, poderá se precaver logo que perceber.

Poderá também escapar de um engarrafamento, se estiver prestando atenção às notícias do rádio, enquanto estiver dirigindo.

 

Este exercício faz parte do livro Inteligência Quântica 3: Por um amor sincero

 

 

Exercício para se tornar mais seguro

 

Se não lhe for solicitado, procure não justificar seus atos. Dar explicações a respeito daquilo que se faz é uma forma inconsciente de se desculpar, o que só é necessário, quando agimos mal. Se você se sente seguro a respeito do que faz, não precisa se justificar.

Quando fizer um bolo, por exemplo, não é necessário justificar o motivo pelo qual ele ficou desse ou daquele jeito. Ofereça sua iguaria, fique em silêncio para perceber os elogios ou não, e, se for elogiado, simplesmente agradeça. Afinal uma pessoa segura está sempre preparada para receber um elogio.

Você pode fazer o mesmo, quando alguém elogiar qualquer outra coisa em você. Se elogiarem sua roupa, não é preciso dizer que foi comprada em uma liquidação. Simplesmente agradeça e não se justifique. Afinal, se lhe elogiaram, é porque você mereceu. Simples.

 

Este exercício faz parte do livro Inteligência Quântica 3: Por um amor sincero

 

Copyright Jorge Menezes - Todos os direitos reservados

Rua Euclydes da Cunha, 287 - Partenon - Porto Alegre - RS - Fone: 51 3024.8212